Oskár Dóra iniciou sua jornada com o Cão Lobo Tchecoslovaco em 1983, quando conheceu pessoalmente František Rosík, o "Vovô", que então trabalhava como guarda aposentado. Rosík o apresentou ao lendário reprodutor Rep z Pohraniční stráže (F3), e esse encontro foi decisivo.
Fascinado pela raça e seus traços únicos, Oskar adotou seu primeiro exemplar: Aramis z Muchova dvora, nascido do cruzamento entre Nuk z Pohraniční stráže e Gyra z Pohraničnej stráže, ambos com sangue da Loba Brita.
Oskár Dóra foi juiz nacional desde 1987 e internacional a partir de 1992, contribuindo especialmente com a Polônia para consolidação do registro da raça. Sua abordagem preferia avaliar exemplares adultos, plenamente formados, e atuou por anos como conselheiro de criação. Ele também foi essencial para a estruturação do padrão oficial da raça, aprovado experimentalmente pela FCI em 1989, com reconhecimento definitivo em 1999.
De 1990 a 1997, e depois de 2009 a 2012, foi presidente do Clube da Raça Cão Lobo Tchecoslovaco (KCHČSV) na Eslováquia. Participou ativamente da estruturação regional dos clubes e do livro genealógico independente eslovaco após a divisão da Tchecoslováquia, garantindo a continuidade da criação mesmo em cenário político instável.
Em 1984, fundou seu canil com o nome "Dór CS", mais tarde renomeado para "Oskár Dór" por questões internacionais. Sua criação foi marcada pela busca de caráter firme, tipo exterior estável e fidedigno à visão original da raça.
Seu canil foi responsável por onze ninhadas, da letra A à K. Inspirado por seu sobrenome, deu aos filhotes nomes da mitologia grega. Uma das mais bem-sucedidas foi a ninhada "H", com fêmea Hera z Ro-Fa e macho Argo Prízrak Karpat. Outra de destaque foi a ninhada "K", com macho Slibinas Sidabrinis vilkas e fêmea Helena Oskár Dór,
Se orgulhava muito de seu Cão Lobo Tchecoslovaco Jas Oskár Dór, filho do macho Baladin ArQeVa e fêmea da sua criação já Helena Oskár Dór, que se tornou campeão mundial! Ele também fez contribuições significativas para os programas de criação de Peter Krotkovský (canil "z Krotkovského dvora") e Marián Balaj de Poltár - canil "Bal Mar".
A ninhada "H" do canil Oskár Dór foi muito bem-vista pelos filhotes nascidos dela (F: Hera z Ro-FA M: Argo Přízrak Karpat), foram sete filhotes (dois machos e cinco fêmeas).
Um desses filhotes machos era Héro Oskár Dór, nascido em 25 de dezembro de 2007, foi importado pela primeira criadora brasileira da raça, Paula Pandolfo do canil Taura Bera. Heró Oskár Dór foi responsável pela primeira ninhada brasileira com a fêmea Jezebeth z Peronówki que resultou em cinco filhotes, dando start na criação da raça no Brasil.
Mesmo com o tempo, Oskar manteve-se crítico sobre o futuro da criação. Defendia rigor, integridade e retorno a traços originais. Cogitava, inclusive, a reintrodução controlada do lobo à criação, sob supervisão do clube e com seleção criteriosa de criadores.
Como alternativa, iniciou um projeto pessoal de banco de esperma para conservar linhagens valiosas, em parceria com a universidade veterinária de Brno.
Oskar via a si mesmo como um "rebelde necessário". Defendia mudanças quantitativas e qualitativas na criação, e valorizava a colaboração entre criadores - herança que mantinha viva do "Vovô" Rosík. Lamentava o distanciamento entre os criadores modernos, mas reconhecia que o sucesso da raça no exterior, como na Itália e Reino Unido, era um sinal de sua força e expansão.
A atuação de Oskar Dór foi reconhecida pela União Cinológica Eslovaca com a medalha de bronze, e ele foi homenageado ao lado de František Rosík no 25º aniversário do clube, em 2007. Sua última contribuição foi a revisão e batismo do livro "A História da Raça Cão Lobo Tchecoslovaco". Faleceu pouco tempo depois, encerrando um capítulo essencial da história da raça.
Com ele, parte uma geração de apaixonados visionários. Mas seu legado permanece vivo, não apenas nos arquivos e certidões, mas em cada olhar firme e passo confiante de um Cão Lobo Tchecoslovaco. Oskar Dór foi e é parte do DNA da raça. Um verdadeiro guardião de seu passado e arquiteto do seu futuro.
