Viver com um filhote de Cão Lobo Tchecoslovaco é embarcar em uma jornada intensa de descobertas, aprendizados e, sim, testes diários de paciência. Apesar da aparência encantadora e do comportamento muitas vezes cômico, não se engane: essa fase exige preparo emocional, comprometimento com a educação e entendimento profundo das necessidades da espécie.
Quando um flhote de Cão Lobo Tchecoslovaco chega na sua casa, ele ainda estará timido, reticente mas com o tempo, ele vai se acostumar ao novo lar, o que é dia para alguns, uma semana para outros, ele vai se familiarizar com tudo na casa, é ai que sua natureza aparece.
É onde os proprietários não sabem como lidar com os desafios e mal comportamentos dos filhotes, dos Cães Lobos Tchecoslovaco jovens, ai onde muitos desistem por não ter paciência e infelizmente, muitos se livram do exemplar. Então é bom saber o que vai enfrentar.
Filhotes dessa raça alternam, com intensidade, ciclos de sono e energia. Dormem muito, mas quando despertam, precisam liberar essa energia com atividades físicas e mentais. O ideal é oferecer jogos curtos, enriquecimento ambiental e treinamentos leves. Depois de acordar tem que ir fazer xixi, então tem que brincar, morder, perseguir, praticar alguns comandos, conhecer o mundo e assim socializar, então, se for a hora alimentá-lo e colocá-lo de volta para dormir.
Que tipo de atividade você escolher depende de você, mas lembre-se de que não deve ser muito — não o físico. Concentre-se mais no estresse mental — aprendendo através da brincadeira — exercício. Se o filhote estiver dormindo, deixe-o dormir, não o acorde, só porque sua sobrinha ou amigos vieram.
É claro que o dono vai trabalhar e não pode ficar com o filhote o dia todo, então ele deve aprender a ficar sozinho também, se você tem um segundo cão, é muito mais fácil com um filhote, ele vai "ajudar" você.
Muitas vezes os pais querem um filhote para seus filhos (de diferentes idades), ou querem como cão de família. Sim, um Cão Lobo Tchecoslovaco também pode ser um cão de família, mas não é um Labrador e nunca será!
O filhote é enérgico, animado e nem todo filhote é adequado para uma família com crianças! O criador certo lhe dirá e ajudará você a escolher a natureza certa.
Filhotes são intensos e não entendem fragilidade. Se você tem crianças em casa, esteja preparado para hematomas e mordidas de brincadeira. A interação deve ser mediada por adultos com tempo e paciência para supervisionar e orientar, tanto o filhote quanto a criança. O Cão Lobo pode sim se tornar um excelente cão de família, mas isso exige uma fase de educação ativa e estruturada.
Mas entende uma coisa: Socialização e interação entre filhote e criança são coisas completamente diferentes. Se deve sempre socializar o filhote com crianças, mas isso não significa interações com crianças, se pode socializar um filhote a tolerar uma criança, e interagir também, mas sem socialização não existira interação, tenha sempre isso em mente, não force e sempre supervisione.
Filhotes ainda não sabem segurar o xixi. Por isso, precisam de passeios frequentes após acordar, comer ou brincar. Reforço positivo é a chave. E nunca puna se ele errar dentro de casa. Paciência, rotina e comandos simples como "xixi" ajudam muito. O aprendizado pode demorar, mas funciona.
Filhotes mordem. Isso é natural, especialmente durante a troca de dentição. Mas é essencial ensinar o que pode e o que não pode ser mordido. Brinquedos próprios, de borracha dura, frutas geladas como cenoura e maçã são aliados. Jamais estimule brincadeiras de morder mãos ou pés. Se morder forte, reclame em voz alta, pare o jogo e ignore por alguns minutos. Nunca estimule o comportamento agressivo.
Os sons que um filhote de Cão Lobo faz podem ser engraçados, até que ele uive às 4h da manhã porque você saiu. Solidão é um dos maiores desafios para a raça. Ensinar o filhote a ficar sozinho é essencial. Use cercados ou caixas de transporte como refúgio seguro e introduza o treino de ausência gradualmente. Se não for feito cedo, o comportamento pode escalar para ansiedade por separação.
O Cão Lobo é explosivo na forma como demonstra emoção. Ele não tem freio natural durante o jogo. Por isso, é essencial ensinar desde cedo limites durante as brincadeiras. Nada de pular em pessoas, morder de empolgação ou se descontrolar. Ensine calma, pausas e controle de impulso.
Não subestime a criatividade do seu filhote. Cães Lobos escalam, cavam e escapam. Cerque seu terreno com segurança e nunca deixe um filhote solto sem supervisão. A falta de contenção adequada é uma das principais causas de fuga e acidentes. Na fase de filhote tudo é novidade, sua vontade de explorar o mundo é um impeto muitas vezes incontrolável para ele.
É necessário um cercado ou gaiola, onde o filhote será colocado durante sua ausência, para que ele não se machuque ou destrua algo valioso. Em todo caso, todo filhote tem um problema com a solidão e é necessário, deixado-lo sozinho desde cedo. Não o deixe para depois, quando ele for mais velho pois pode se tornar um problema sério.
O filhote ira tentar ficar em sua companhia sempre, ele levara a solidão como algo extremamente ruim. Mas é possível e com muita paciência, ensina-lo, que quando você sair, você retornará e ele terá tempo para descansar, e após seu retorno, a diversão e sua companhia estarão lá para ele novamente.
Filhotes que rosnam ou tentam morder ao proteger comida ou espaços estão manifestando um comportamento de dominância que precisa ser corrigido com urgência. Desde os primeiros dias, ensine ao filhote que você da comida e não há razão para defendê-la.
Por meio deste apelo a qualquer pessoa com pensamento "normal", não pratique tirar a comida para "treinamento preventivo", como alguns donos fazem. O cão só ficará estressado. O correto é associar sua presença à segurança e à adição de valor. Alimente com a mão, adicione petiscos, mostre que você é fonte de coisas boas.
Se necessário, sente-se no chão, coloque a tigela ao seu lado e espere até que o ele comece a comer. Muitos não têm realmente um problema com isso, mas existem alguns filhotes que tem "ego grande", que querem defender sua comida.
Você tem que mostrar que você o deixa comer calmamente e mesmo quando você deseje pegar sua comida, será para adicionar comida. Se o filhote for realmente agressivo enquanto come, diga "não" vigorosamente e tire a comida.
Comece a alimentá-lo com sua mão e lentamente ensine — o que, uma vez que ele rosne, ele simplesmente não receberá comida. Com um cão jovem, você pode treinar os comandos que ele conhece antes de comer, e você lhe dará comida como recompensa por obedecer. No entanto, nunca dê comida ao seu filhote se ele rosnar, se mostra incontrolável, pula ou é dominante enquanto segura a tigela, espere que ele se acalme e ai sim o sirva.
Mais cedo ou mais tarde, o filhote vai testar você. Rosnar, desafiar comandos, se recusar a obedecer. Esta é a hora de ser firme, coerente e consistente. Toque, manuseio e comandos devem ser treinados todos os dias, em diferentes situações. Os limites precisam ser claros e mantidos.
Você precisa estar preparado para estes teste de limites. Pare fortemente o comportamento mais dominante com o comando "não!". Todos os dias, em todas as circunstâncias, e não importa se a avó quer o filhote no sofá, se você não quiser, o filhote não pode ir lá. Os limites devem ser definidos, do primeiro dia ao último.
Treine com o filhote com calma, não tenha pressa e nem pressão, sempre com o comando primeiro — por exemplo, dentes, sentar, levantar e depois, ir para a ação. O filhote saberá o que você quer fazer.
Após o treinamento, sempre há uma recompensa. Sempre! Não significa apenas um petisco, a recompensa também é um momento de carinho e, especialmente, uma frase de aprovaçao "muito bom!". Você deve interromper a atividade negativa e, assim que ela parar, recompensá-lo e dizer o quão inteligente ele é.
O período de resistência vem mais cedo em alguns, em alguns na puberdade, por volta do 7º mês, mas virá. Seja maior ou menor, depende do dono, de como ele lidera o filhote, de como ele se importa em seguir as regras e de quanto ele trabalhou com o filhote.
Sim, os filhotes destroem coisas. Ponto. Mas Depende principalmente de você, o que eles destroem - sua paciência. O filhote morderá, arranhará, cavará, espalhará coisas por todo lugar. É necessário se preparar para isso e ter sapatos, cabos e objetos perigosos no terreno protegidos com antecedência.
Supervisione, corrija e substitua comportamentos inadequados por alternativos seguros. Não adianta gritar ou bater. O que funciona é redirecionar e treinar. O filhote deve ter seus brinquedos separados para o jogo, com os quais ele pode brincar e que pode destruir. Assim que ele começar a destruir algo que não deveria, use um comando vigoroso "não" e tire o objeto dele. Coloque o brinquedo no maxilar do filhote e, nesse caso, ele pode continuar o jogo.
Prepare uma grande dose de paciência e nervosismo. Mesmo que você não tenha planejado um novo buraco no lindo gramado, é possível que ele apareça magicamente lá. Você tem lindas flores, mas ele pode ser destruído em um momento. O filhote está procurando diversão e conhece o ambiente. Cabe a você entretê-lo, caso contrário, ele encontrará a diversão em si.
Mesmo que no início pareça brincadeira, o instinto de caça é real e se intensifica com a idade. Um filhote que corre atrás do gato pode, no futuro, ser um perigo. Por isso, habitue seu Cão Lobo a conviver com outras espécies desde cedo, sob supervisão e com reforço positivo.
Entenda que a fase do filhote é onde tudo se constrói: vínculo, respeito, estrutura e confiança. Os desafios são grandes, mas as recompensas são ainda maiores quando você educa com consciência, paciência e propósito.
